quinta-feira, 30 de maio de 2019

Visita dos Padres Camilianos



São Camilo de Lellis (Bucchianico, 25 de maio de 1550 — Roma, 14 de julho de 1614) foi um religioso italiano, fundador da Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos). É venerado como santo da Igreja Católica e é considerado protetor dos enfermos e dos hospitais.

Visita na Escola Especial Paulo Freire - APAE

No dia 11 de Abril de 2019, teve a visita do  Bispo Dom Odelir José Magri, na   Escola Especial Paulo Freire
APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.


No dia 20/11/12 os técnicos e a diretora da Escola Especial Paulo Freire - APAE estiveram reunidos com as Agentes Comunitárias de Saúde da cidade de Quilombo para divulgar seu trabalho sobre Prevenção de Deficiências.
Neste dia foi apresentado cuidados que devemos ter para evitar o nascimento de Pessoas com Deficiências e também quais as possíveis Deficiências que as crianças, jovens e adultos podem apresentar. Pois a Deficiência é entendida como uma manifestação corporal ou como a perda de uma estrutura ou função do corpo. A incapacidade refere-se ao plano funcional, desempenho do indivíduo e a desvantagem diz respeito à condição social de prejuízo, resultando a deficiência e/ou incapacidade.
Segundo o Ministério da Saúde a Prevenção se divide em: PRIMÁRIA, SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA, ou seja, na primária tem como objetivo promover a melhoria na condição de vida da população por agências político/sociais de forma a garantir saúde, educação, trabalho e moradia; na secundária: a pessoa já foi exposta às condições adversas e as intervenções são feitas para reduzir e/ou limitar a progressão ou a severidade dos seus efeitos e na prevenção terciária: a condição de atraso no desenvolvimento já está instalada e os investimentos são feitos para minimizar as condições, desenvolvendo ações que resultem em maior independência e autonomia do indivíduo.
Sendo assim, buscamos através das Agentes Comunitárias de Saúde realizar a Prevenção Primária, pois fazendo isso haverá uma diminuição de pessoas com Deficiências além de Municípios e Estado também diminuírem os investimentos de aplicações orçamentárias designadas as Pessoas com Deficiências, pois todos serão beneficiários com esta diminuição;
Assim sendo, nós da APAE agradecemos a presença de todas as Agentes, a enfermeira Bianca e principalmente deixamos nossos agradecimentos a Secretaria de Saúde do município de Quilombo pelo espaço cedido para divulgarmos nosso trabalho, pois o intuito dele é assessorar as pessoas para se cuidarem além de evitar algum descaso que possa acarretar em nascimento de Pessoas com Deficiência.

AGOSTO LARANJA