segunda-feira, 21 de outubro de 2019


A Profissionalização da Pessoa com Deficiência

Mercado de trabalho

Mesmo com o avanço das discussões e legislação que garantem os direitos das pessoas com deficiência, ainda nos deparamos com situações de exclusão pautadas no preconceito. Muitas empresas, com medo de queda de produção e lucro, justificam sua negativa em contratar pessoas com deficiência, utilizando o discurso de falta de qualificação.
 Representa respeito, reconhecimento enquanto sujeito, independência, participação nas decisões familiares e da comunidade, participação nas contas familiares, responsabilidade, maturidade etc.
Mercado de trabalho
Cabe salientar que a Lei Brasileira de Inclusão, que passou a vigorar em 2016, garante à pessoa com deficiência o direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
Os programas que atuam na profissionalização da pessoa com deficiência são oferecidos por ações governamentais (federais e estaduais), ou em parceria com instituições privadas que oferecem formação gratuita.
A LDB prevê a implementação de programas de capacitação tecnológica, articulando os sistemas de ensino; a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica (composta por Institutos e Centros Federais de Educação).
                        Prof. Danubia Ferraz dos Santos

AGOSTO LARANJA