quinta-feira, 19 de setembro de 2019


Deficiência Intelectual e AEE 





A deficiência intelectual apresenta-se como um estado particular de funcionamento cognitivo, em que o contexto é que determina as limitações do indivíduo. Contudo, esse funcionamento pode ser melhorado por meio de apoios. É preciso reconhecer essa pessoa enquanto sujeito social, considerando seu ambiente, história de vida, interesses, oferecer apoios, recursos e suportes que estejam de acordo com sua idade, que façam sentido no seu contexto.

A oferta do atendimento educacional especializado é obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino;
 • As escolas contam com uma série de documentos oficiais que orientam a organização e funcionamento das salas para o AEE;
• A escolarização dos estudantes é de responsabilidade da escola regular;
 • O professor da sala de aula regular é o responsável pelo processo de ensino aprendizagem dos estudantes, o que inclui aqueles que apresentam a condição de deficiência intelectual;
• As ações dos professores (sala regular e AEE) devem ser sempre articuladas;
• É necessário refletir sobre a prática docente para atender de maneira adequada às diferenças em sala de aula;
 • A família pode optar ou não pelo serviço de AEE;
 • O professor do AEE é o responsável por elaborar e aplicar o Plano Individual de AEE a ser trabalhado junto ao estudante com DI.





quarta-feira, 18 de setembro de 2019


No dia 13 de setembro de 2019, a Escola de Ed. Especial Paulo Freire – APAE realizou a tradicional Feira de Artesanato, mostra pedagógica e de artes. Também realizamos a 1º Pastelada na escola com música ao vivo.
 Foi possível ver o trabalho consistente realizado pelos alunos e pelos profissionais da instituição. Os assuntos eram pertinentes ao cotidiano deles e o resultado foi a realização de um trabalho de qualidade, em que nossos alunos mostraram suas habilidades durante todo o processo, finalizado com belíssimos trabalhos em cada espaço da escola.
O sucesso do evento demonstra, principalmente o engajamento dos professores e alunos em projetos que possibilitam a vivência de uma metodologia diferenciada.
Agradecemos a dedicação dos professores, alunos, funcionários, familiares e voluntários que prestigiaram e colaboraram com o evento.
Agradecemos de forma especial ao Grupo Nativo Gaúcho, por proporcionar momentos de descontração e alegria, durante a realização do evento e ao senhor Ari da Paz pela doação de massas.


Feira de artesanato 

Feira de artesanato 

Feira de artesanato 

Artes 

Artes 

Artes 

Artes 

Sala de Aula 

Sala de Aula

Sala de aula 

Sala de Aula 

Feira de Artesanato 

Equoterapia

jardim sensorial 

Pastelada 


Feira de Artesanato  e  Pastelada 

Feira de Artesanato  Pastelada e Musica 

segunda-feira, 16 de setembro de 2019





A essência da Aurora são as pessoas. A Cooperativa Central Aurora Alimentos sustenta um universo que relaciona cooperativas singulares, indústria e mercado, sempre comprometida com a sustentabilidade.
            Uma parceria entre a Aurora e a escola especial Paulo Freire – APAE, no dia 04 de setembro de 2019, aconteceu na escola uma tarde com interação com a equipe voluntários da Aurora alunos e professores da APAE, conta de história brincadeiras e lanche fornecido pela Aurora.
O voluntário é uma pessoa criativa, decidida, solidária. No trabalho voluntário, não há cartórios nem monopólios. Não há hierarquia de prioridades. Não é preciso pedir licença a alguém, antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz.
O trabalho voluntário nada mais é do que a prestação de serviço sem a intenção de lucro, ou seja, uma pessoa que se propõe a trabalhar em uma causa sem receber nenhuma remuneração em troca, mas quando falamos em não receber nenhuma remuneração, falamos em não receber dinheiro em espécie, pois o pagamento do trabalho voluntário é maior que qualquer salário.









AGOSTO LARANJA