A R T E ...
Estudar a arte faz com que o aluno desperte um interesse por algum tipo de arte, algo que muitas vezes ele não conheceria se não tivesse esta matéria. Além disso, o estudo da arte pode ajudar no desenvolvimento, fazendo com que tenhamos mais habilidade em desempenhar determinadas tarefas
importante |
Por que ela é importante para nós? Artes vem do Latim ars, artis - maneira de ser ou agir, conduta, habilidade, ciência, talento, ofício. ... A arte
é uma criação humana com valoresestéticos (beleza, equilíbrio,
harmonia, revolta) que sintetizam emoções, história, sentimentos e
cultura.
O
ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada,
escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos a sua volta,
da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas,
dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida. (BRASIL, 1997, P. 21) (Apud
ALBERTON p.19).
A Arte é uma real
possibilidade de evolução, não somente física motora, mas também de caráter
cognitivo, desenvolvendo sensos de criticidade e estética, o que leva o aluno a
se tornar mais independente, criando suas próprias convicções e opiniões, além
de conseguir desenvolver a sua criatividade a qual é necessária em todas as
etapas da vida, isso tudo contribui para a interação e inclusão do mesmo na
sociedade e comunidade, pois a Arte apresenta o mundo ao redor do aluno,
mostrando-o em diversas perspectivas ampliando os horizontes.
O papel do professor de
Arte neste contexto é ser mediador na construção de experiências que sensibilizem
o aluno, oportunizando a exploração e manipulação de materiais, criando
situações desafiadoras e inéditas, apresentando e permitindo a manipulação do
campo artístico com suas variadas linguagens; descobrir potencialidades no
aluno, de maneira individual e trabalhar com esta desenvolvendo-a sempre mais.
O ensino das Artes no âmbito das escolas não regulares
é de extrema importância para o desenvolvimento da pessoa com
, pois a experiência artística favorece a construção do senso crítico e criativo que leva à autonomia de ideias; possibilitando a inclusão na sociedade. A sensação, a percepção e a imaginação, proporcionadas pelo ensino da Arte contribuem para que o indivíduo apreenda a visualizar o mundo em que vive. Ensinar Arte para a pessoa com deficiência é dar oportunidade para que ela se comunique com o mundo. (VIDATO. P.19).
, pois a experiência artística favorece a construção do senso crítico e criativo que leva à autonomia de ideias; possibilitando a inclusão na sociedade. A sensação, a percepção e a imaginação, proporcionadas pelo ensino da Arte contribuem para que o indivíduo apreenda a visualizar o mundo em que vive. Ensinar Arte para a pessoa com deficiência é dar oportunidade para que ela se comunique com o mundo. (VIDATO. P.19).
Projeto
interdisciplinar entre artes e educação fisica – confeccção de tabuleiros e
peças de xadrez – conteúdo: Arte – tecnica de escultura a partir de molde
emborrachado e massa de biscuit .
O objetivo
é desenvolver um jogo completo para cada aluno das turmas: Iniciação para
trabalho I; II; III; IV e também para as turmas de AEE I e III, assim, os
alunos desenvolveram aprendizado de tecnicas artisticas como a escultura, o
raciocinio lógico,a atenção, o cognitivo , motor etc. Ao fim da confecção será elaborado um
mini campeonato de xadrez.
Quebra- cabeça gigante confeccionado pela professora de
Artes, com o tema - pintura brasileira. Obra A cuca da artista Tarsila do Amaral. Desenvolve-se uma conversa com
os alunos, de forma lúdica, sobre a pintura brasileira. Os alunos nas fotos são das turmas
SAE III.
SAE III.
Confeccção de sketchbooks – ou caderno de artistas – com a turma Iniciação para trabalho III.
Com o tema, POP ARTE |
Registro
da sala/atelie de arte.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário