quarta-feira, 19 de junho de 2019


A R T E ...

Estudar a arte faz com que o aluno desperte um interesse por algum tipo de arte, algo que muitas vezes ele não conheceria se não tivesse esta matéria. Além disso, o estudo da arte pode ajudar no desenvolvimento, fazendo com que tenhamos mais habilidade em desempenhar determinadas tarefas
importante
Por que ela é importante para nós? Artes vem do Latim ars, artis - maneira de ser ou agir, conduta, habilidade, ciência, talento, ofício. ... A arte é uma criação humana com valoresestéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam emoções, história, sentimentos e cultura.
O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos a sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida. (BRASIL, 1997, P. 21) (Apud ALBERTON p.19).

A Arte é uma real possibilidade de evolução, não somente física motora, mas também de caráter cognitivo, desenvolvendo sensos de criticidade e estética, o que leva o aluno a se tornar mais independente, criando suas próprias convicções e opiniões, além de conseguir desenvolver a sua criatividade a qual é necessária em todas as etapas da vida, isso tudo contribui para a interação e inclusão do mesmo na sociedade e comunidade, pois a Arte apresenta o mundo ao redor do aluno, mostrando-o em diversas perspectivas ampliando os horizontes.

O papel do professor de Arte neste contexto é ser mediador na construção de experiências que sensibilizem o aluno, oportunizando a exploração e manipulação de materiais, criando situações desafiadoras e inéditas, apresentando e permitindo a manipulação do campo artístico com suas variadas linguagens; descobrir potencialidades no aluno, de maneira individual e trabalhar com esta desenvolvendo-a sempre mais.
O ensino das Artes no âmbito das escolas não regulares é de extrema importância para o desenvolvimento da pessoa com 
, pois a experiência artística favorece a construção do senso crítico e criativo que leva à autonomia de ideias; possibilitando a inclusão na sociedade. A sensação, a percepção e a imaginação, proporcionadas pelo ensino da Arte contribuem para que o indivíduo apreenda a visualizar o mundo em que vive. Ensinar Arte para a pessoa com deficiência é dar oportunidade para que ela se comunique com o mundo. (VIDATO. P.19).
Projeto interdisciplinar entre artes e educação fisica – confeccção de tabuleiros e peças de xadrez – conteúdo: Arte – tecnica de escultura a partir de molde emborrachado e massa de biscuit .
O objetivo é desenvolver um jogo completo para cada aluno das turmas: Iniciação para trabalho I; II; III; IV e também para as turmas de AEE I e III, assim, os alunos desenvolveram aprendizado de tecnicas artisticas como a escultura, o raciocinio lógico,a atenção, o cognitivo , motor  etc. Ao fim da confecção será elaborado um mini campeonato de xadrez.





Quebra- cabeça gigante confeccionado pela professora de Artes, com o tema - pintura brasileira. Obra A cuca da artista Tarsila do Amaral. Desenvolve-se uma conversa com os alunos, de forma lúdica, sobre a pintura brasileira.  Os alunos nas fotos são das turmas
SAE III.




Confeccção de sketchbooks – ou caderno de artistas – com a turma Iniciação para trabalho III. 




Com o tema, POP ARTE 



























Registro da sala/atelie de arte.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGOSTO LARANJA