terça-feira, 25 de junho de 2019
segunda-feira, 24 de junho de 2019
Acessibilidade
Acessibilidade é um atributo essencial do ambiente que
garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Deve estar presente nos
espaços, no meio físico, no transporte, na informação e comunicação, inclusive
nos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como em outros
serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na cidade
como no campo.
É um tema ainda pouco difundido, apesar de sua inegável
relevância. Considerando que ela gera resultados sociais positivos e contribui
para o desenvolvimento inclusivo e sustentável, sua implementação é
fundamental, dependendo, porém, de mudanças culturais e atitudinais. Assim, as
decisões governamentais e as políticas púbicas e programas são indispensáveis
para impulsionar uma nova forma de pensar, de agir, de construir, de comunicar
e de utilizar recursos públicos para garantir a realização dos direitos e da
cidadania.
A fim de possibilitar à pessoa com deficiência viver de
forma independente e participar plenamente de todos os aspectos da vida, a
SDH/PR trabalhará pela implementação de medidas apropriadas para assegurar o
acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Essas medidas
incluirão a identificação de barreiras à acessibilidade e a disseminação do
conceito de desenho universal.
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR
Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência - SNPD
Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre "A", 8º andar
CEP: 70308-200, Brasília, Distrito Federal, Brasil
Telefones: +55 (61) 2027-3684, 2027-3221 E-mail: pessoacomdeficiencia@sdh.gov.br
quarta-feira, 19 de junho de 2019
A R T E ...
Estudar a arte faz com que o aluno desperte um interesse por algum tipo de arte, algo que muitas vezes ele não conheceria se não tivesse esta matéria. Além disso, o estudo da arte pode ajudar no desenvolvimento, fazendo com que tenhamos mais habilidade em desempenhar determinadas tarefas
importante |
Por que ela é importante para nós? Artes vem do Latim ars, artis - maneira de ser ou agir, conduta, habilidade, ciência, talento, ofício. ... A arte
é uma criação humana com valoresestéticos (beleza, equilíbrio,
harmonia, revolta) que sintetizam emoções, história, sentimentos e
cultura.
O
ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada,
escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos a sua volta,
da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas,
dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida. (BRASIL, 1997, P. 21) (Apud
ALBERTON p.19).
A Arte é uma real
possibilidade de evolução, não somente física motora, mas também de caráter
cognitivo, desenvolvendo sensos de criticidade e estética, o que leva o aluno a
se tornar mais independente, criando suas próprias convicções e opiniões, além
de conseguir desenvolver a sua criatividade a qual é necessária em todas as
etapas da vida, isso tudo contribui para a interação e inclusão do mesmo na
sociedade e comunidade, pois a Arte apresenta o mundo ao redor do aluno,
mostrando-o em diversas perspectivas ampliando os horizontes.
O papel do professor de
Arte neste contexto é ser mediador na construção de experiências que sensibilizem
o aluno, oportunizando a exploração e manipulação de materiais, criando
situações desafiadoras e inéditas, apresentando e permitindo a manipulação do
campo artístico com suas variadas linguagens; descobrir potencialidades no
aluno, de maneira individual e trabalhar com esta desenvolvendo-a sempre mais.
O ensino das Artes no âmbito das escolas não regulares
é de extrema importância para o desenvolvimento da pessoa com
, pois a experiência artística favorece a construção do senso crítico e criativo que leva à autonomia de ideias; possibilitando a inclusão na sociedade. A sensação, a percepção e a imaginação, proporcionadas pelo ensino da Arte contribuem para que o indivíduo apreenda a visualizar o mundo em que vive. Ensinar Arte para a pessoa com deficiência é dar oportunidade para que ela se comunique com o mundo. (VIDATO. P.19).
, pois a experiência artística favorece a construção do senso crítico e criativo que leva à autonomia de ideias; possibilitando a inclusão na sociedade. A sensação, a percepção e a imaginação, proporcionadas pelo ensino da Arte contribuem para que o indivíduo apreenda a visualizar o mundo em que vive. Ensinar Arte para a pessoa com deficiência é dar oportunidade para que ela se comunique com o mundo. (VIDATO. P.19).
Projeto
interdisciplinar entre artes e educação fisica – confeccção de tabuleiros e
peças de xadrez – conteúdo: Arte – tecnica de escultura a partir de molde
emborrachado e massa de biscuit .
O objetivo
é desenvolver um jogo completo para cada aluno das turmas: Iniciação para
trabalho I; II; III; IV e também para as turmas de AEE I e III, assim, os
alunos desenvolveram aprendizado de tecnicas artisticas como a escultura, o
raciocinio lógico,a atenção, o cognitivo , motor etc. Ao fim da confecção será elaborado um
mini campeonato de xadrez.
Quebra- cabeça gigante confeccionado pela professora de
Artes, com o tema - pintura brasileira. Obra A cuca da artista Tarsila do Amaral. Desenvolve-se uma conversa com
os alunos, de forma lúdica, sobre a pintura brasileira. Os alunos nas fotos são das turmas
SAE III.
SAE III.
Confeccção de sketchbooks – ou caderno de artistas – com a turma Iniciação para trabalho III.
Com o tema, POP ARTE |
Registro
da sala/atelie de arte.
|
PSICOLOGIA
PSICOLOGIA
Promove o desenvolvimento de potencialidades e
habilidades nas diversas áreas de desenvolvimento: mental, emocional, social,
psicomotor e aprendizagem. O paciente é avaliado, diagnosticado e encaminhado
para o tratamento especializado de acordo com suas necessidades (demandas),
estando de acordo com o enfoque interdisciplinar, com o objetivo de atender o
paciente(alunos) de forma integral.
Demandas atendidas no
Setor:
Crianças com atrasos no desenvolvimento;
Problemas de aprendizagem;
Deficiências e/ou transtornos;
Dificuldades no relacionamento interpessoal;
Problemas comportamentais;
Alterações de humor;
Quadros de depressão e/ou ansiedade;
Quadros de estresse.
Crianças com atrasos no desenvolvimento;
Problemas de aprendizagem;
Deficiências e/ou transtornos;
Dificuldades no relacionamento interpessoal;
Problemas comportamentais;
Alterações de humor;
Quadros de depressão e/ou ansiedade;
Quadros de estresse.
sexta-feira, 14 de junho de 2019
Estamos no mês de junho e
começam as comemorações das Festas Juninas.
No dia 13 de junho de 2019, foi realizada
a festa Junina na Escola de Educação Especial Paulo Freire APAE -
Quilombo/SC, com a participação dos alunos com apresentações de danças típicas
e proporcionando a todos com comidas tradicionais de São João e juntamente
comemoramos os aniversariantes dos meses de maio, junho e julho.
quinta-feira, 13 de junho de 2019
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