quarta-feira, 26 de junho de 2019

Objetivos da Fonoaudiologia na APAE

Tem como objetivos prevenir elou minimizar distúrbios de comunicação e promover o desenvolvimento da linguagem. Também se ocupa da prevenção elou reabilitação das funções orofaciais (sucção, deglutição, mastigação e respiração).




terça-feira, 25 de junho de 2019



FISIOTERAPIA

Fisioterapia atua no tratamento e prevenção de doenças e lesões, decorrentes de fraturas ou má-formação ou vícios de postura. Tem como aliados, técnicas como massagens e exercícios que restaurem a capacidade física e funcionam dos pacientes...
















segunda-feira, 24 de junho de 2019


Acessibilidade




     Acessibilidade é um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação e comunicação, inclusive nos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como em outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na cidade como no campo.
É um tema ainda pouco difundido, apesar de sua inegável relevância. Considerando que ela gera resultados sociais positivos e contribui para o desenvolvimento inclusivo e sustentável, sua implementação é fundamental, dependendo, porém, de mudanças culturais e atitudinais. Assim, as decisões governamentais e as políticas púbicas e programas são indispensáveis para impulsionar uma nova forma de pensar, de agir, de construir, de comunicar e de utilizar recursos públicos para garantir a realização dos direitos e da cidadania.
    A fim de possibilitar à pessoa com deficiência viver de forma independente e participar plenamente de todos os aspectos da vida, a SDH/PR trabalhará pela implementação de medidas apropriadas para assegurar o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Essas medidas incluirão a identificação de barreiras à acessibilidade e a disseminação do conceito de desenho universal.

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR
Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência - SNPD

Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre "A", 8º andar
CEP: 70308-200, Brasília, Distrito Federal, Brasil
Telefones: +55 (61) 2027-3684, 2027-3221 E-mail: pessoacomdeficiencia@sdh.gov.br



Assistente Social na APAE



quarta-feira, 19 de junho de 2019


A R T E ...

Estudar a arte faz com que o aluno desperte um interesse por algum tipo de arte, algo que muitas vezes ele não conheceria se não tivesse esta matéria. Além disso, o estudo da arte pode ajudar no desenvolvimento, fazendo com que tenhamos mais habilidade em desempenhar determinadas tarefas
importante
Por que ela é importante para nós? Artes vem do Latim ars, artis - maneira de ser ou agir, conduta, habilidade, ciência, talento, ofício. ... A arte é uma criação humana com valoresestéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam emoções, história, sentimentos e cultura.
O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos a sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida. (BRASIL, 1997, P. 21) (Apud ALBERTON p.19).

A Arte é uma real possibilidade de evolução, não somente física motora, mas também de caráter cognitivo, desenvolvendo sensos de criticidade e estética, o que leva o aluno a se tornar mais independente, criando suas próprias convicções e opiniões, além de conseguir desenvolver a sua criatividade a qual é necessária em todas as etapas da vida, isso tudo contribui para a interação e inclusão do mesmo na sociedade e comunidade, pois a Arte apresenta o mundo ao redor do aluno, mostrando-o em diversas perspectivas ampliando os horizontes.

O papel do professor de Arte neste contexto é ser mediador na construção de experiências que sensibilizem o aluno, oportunizando a exploração e manipulação de materiais, criando situações desafiadoras e inéditas, apresentando e permitindo a manipulação do campo artístico com suas variadas linguagens; descobrir potencialidades no aluno, de maneira individual e trabalhar com esta desenvolvendo-a sempre mais.
O ensino das Artes no âmbito das escolas não regulares é de extrema importância para o desenvolvimento da pessoa com 
, pois a experiência artística favorece a construção do senso crítico e criativo que leva à autonomia de ideias; possibilitando a inclusão na sociedade. A sensação, a percepção e a imaginação, proporcionadas pelo ensino da Arte contribuem para que o indivíduo apreenda a visualizar o mundo em que vive. Ensinar Arte para a pessoa com deficiência é dar oportunidade para que ela se comunique com o mundo. (VIDATO. P.19).
Projeto interdisciplinar entre artes e educação fisica – confeccção de tabuleiros e peças de xadrez – conteúdo: Arte – tecnica de escultura a partir de molde emborrachado e massa de biscuit .
O objetivo é desenvolver um jogo completo para cada aluno das turmas: Iniciação para trabalho I; II; III; IV e também para as turmas de AEE I e III, assim, os alunos desenvolveram aprendizado de tecnicas artisticas como a escultura, o raciocinio lógico,a atenção, o cognitivo , motor  etc. Ao fim da confecção será elaborado um mini campeonato de xadrez.





Quebra- cabeça gigante confeccionado pela professora de Artes, com o tema - pintura brasileira. Obra A cuca da artista Tarsila do Amaral. Desenvolve-se uma conversa com os alunos, de forma lúdica, sobre a pintura brasileira.  Os alunos nas fotos são das turmas
SAE III.




Confeccção de sketchbooks – ou caderno de artistas – com a turma Iniciação para trabalho III. 




Com o tema, POP ARTE 



























Registro da sala/atelie de arte.








PSICOLOGIA


PSICOLOGIA

Promove o desenvolvimento de potencialidades e habilidades nas diversas áreas de desenvolvimento: mental, emocional, social, psicomotor e aprendizagem. O paciente é avaliado, diagnosticado e encaminhado para o tratamento especializado de acordo com suas necessidades (demandas), estando de acordo com o enfoque interdisciplinar, com o objetivo de atender o paciente(alunos) de forma integral.

Resultado de imagem para simbolo psicologiaDemandas atendidas no Setor:

Crianças com atrasos no desenvolvimento;
Problemas de aprendizagem;
Deficiências e/ou transtornos;
Dificuldades no relacionamento interpessoal;
Problemas comportamentais;
Alterações de humor;
Quadros de depressão e/ou ansiedade;
Quadros de estresse.


Resultado de imagem para simbolo apae



sexta-feira, 14 de junho de 2019


Estamos no mês de junho e começam as comemorações das Festas Juninas. 

No dia 13 de junho de 2019, foi realizada a festa Junina na Escola de Educação Especial Paulo Freire APAE - Quilombo/SC, com a participação dos alunos com apresentações de danças típicas e proporcionando a todos com comidas tradicionais de São João e juntamente comemoramos os aniversariantes dos meses de maio, junho e julho.











AGOSTO LARANJA