sexta-feira, 5 de julho de 2019


Mesmo com a fria noite desta quinta-feira (4), mais de 400 pessoas entre público e as 38 delegações representantes dos municípios catarinenses que participarão da décima edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina Parajesc estiveram presentes no Ginásio Municipal Carlos Alberto Begrow (Tomatão), em Maravilha, para a abertura oficial do evento.


"DANÇA DA INCLUSÃO" MARCA ABERTURA DOS PARAJESC 2019



Quilombo está representado pela  APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) nas modalidades: arremesso de peso, salto a distância, corrida, dardo e disco. 

Aluna Marta  1º Lugar 1.000 metros Feminino D.I Sub 16 Corrida 






Aluna Andressa 2º  lugar laçamento do disco D.I. Classe 37 Sub 16
3º Lugar arremesso de Peso Feminino 






Aluna Kassiane  2º Lugar Arremesso de peso Feminino D.I. Sub 16  





Alunos participantes do Parajasc 2019


















quarta-feira, 26 de junho de 2019

Objetivos da Fonoaudiologia na APAE

Tem como objetivos prevenir elou minimizar distúrbios de comunicação e promover o desenvolvimento da linguagem. Também se ocupa da prevenção elou reabilitação das funções orofaciais (sucção, deglutição, mastigação e respiração).




terça-feira, 25 de junho de 2019



FISIOTERAPIA

Fisioterapia atua no tratamento e prevenção de doenças e lesões, decorrentes de fraturas ou má-formação ou vícios de postura. Tem como aliados, técnicas como massagens e exercícios que restaurem a capacidade física e funcionam dos pacientes...
















segunda-feira, 24 de junho de 2019


Acessibilidade




     Acessibilidade é um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação e comunicação, inclusive nos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como em outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na cidade como no campo.
É um tema ainda pouco difundido, apesar de sua inegável relevância. Considerando que ela gera resultados sociais positivos e contribui para o desenvolvimento inclusivo e sustentável, sua implementação é fundamental, dependendo, porém, de mudanças culturais e atitudinais. Assim, as decisões governamentais e as políticas púbicas e programas são indispensáveis para impulsionar uma nova forma de pensar, de agir, de construir, de comunicar e de utilizar recursos públicos para garantir a realização dos direitos e da cidadania.
    A fim de possibilitar à pessoa com deficiência viver de forma independente e participar plenamente de todos os aspectos da vida, a SDH/PR trabalhará pela implementação de medidas apropriadas para assegurar o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Essas medidas incluirão a identificação de barreiras à acessibilidade e a disseminação do conceito de desenho universal.

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR
Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência - SNPD

Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre "A", 8º andar
CEP: 70308-200, Brasília, Distrito Federal, Brasil
Telefones: +55 (61) 2027-3684, 2027-3221 E-mail: pessoacomdeficiencia@sdh.gov.br



Assistente Social na APAE



quarta-feira, 19 de junho de 2019


A R T E ...

Estudar a arte faz com que o aluno desperte um interesse por algum tipo de arte, algo que muitas vezes ele não conheceria se não tivesse esta matéria. Além disso, o estudo da arte pode ajudar no desenvolvimento, fazendo com que tenhamos mais habilidade em desempenhar determinadas tarefas
importante
Por que ela é importante para nós? Artes vem do Latim ars, artis - maneira de ser ou agir, conduta, habilidade, ciência, talento, ofício. ... A arte é uma criação humana com valoresestéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam emoções, história, sentimentos e cultura.
O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos a sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida. (BRASIL, 1997, P. 21) (Apud ALBERTON p.19).

A Arte é uma real possibilidade de evolução, não somente física motora, mas também de caráter cognitivo, desenvolvendo sensos de criticidade e estética, o que leva o aluno a se tornar mais independente, criando suas próprias convicções e opiniões, além de conseguir desenvolver a sua criatividade a qual é necessária em todas as etapas da vida, isso tudo contribui para a interação e inclusão do mesmo na sociedade e comunidade, pois a Arte apresenta o mundo ao redor do aluno, mostrando-o em diversas perspectivas ampliando os horizontes.

O papel do professor de Arte neste contexto é ser mediador na construção de experiências que sensibilizem o aluno, oportunizando a exploração e manipulação de materiais, criando situações desafiadoras e inéditas, apresentando e permitindo a manipulação do campo artístico com suas variadas linguagens; descobrir potencialidades no aluno, de maneira individual e trabalhar com esta desenvolvendo-a sempre mais.
O ensino das Artes no âmbito das escolas não regulares é de extrema importância para o desenvolvimento da pessoa com 
, pois a experiência artística favorece a construção do senso crítico e criativo que leva à autonomia de ideias; possibilitando a inclusão na sociedade. A sensação, a percepção e a imaginação, proporcionadas pelo ensino da Arte contribuem para que o indivíduo apreenda a visualizar o mundo em que vive. Ensinar Arte para a pessoa com deficiência é dar oportunidade para que ela se comunique com o mundo. (VIDATO. P.19).
Projeto interdisciplinar entre artes e educação fisica – confeccção de tabuleiros e peças de xadrez – conteúdo: Arte – tecnica de escultura a partir de molde emborrachado e massa de biscuit .
O objetivo é desenvolver um jogo completo para cada aluno das turmas: Iniciação para trabalho I; II; III; IV e também para as turmas de AEE I e III, assim, os alunos desenvolveram aprendizado de tecnicas artisticas como a escultura, o raciocinio lógico,a atenção, o cognitivo , motor  etc. Ao fim da confecção será elaborado um mini campeonato de xadrez.





Quebra- cabeça gigante confeccionado pela professora de Artes, com o tema - pintura brasileira. Obra A cuca da artista Tarsila do Amaral. Desenvolve-se uma conversa com os alunos, de forma lúdica, sobre a pintura brasileira.  Os alunos nas fotos são das turmas
SAE III.




Confeccção de sketchbooks – ou caderno de artistas – com a turma Iniciação para trabalho III. 




Com o tema, POP ARTE 



























Registro da sala/atelie de arte.








PSICOLOGIA


PSICOLOGIA

Promove o desenvolvimento de potencialidades e habilidades nas diversas áreas de desenvolvimento: mental, emocional, social, psicomotor e aprendizagem. O paciente é avaliado, diagnosticado e encaminhado para o tratamento especializado de acordo com suas necessidades (demandas), estando de acordo com o enfoque interdisciplinar, com o objetivo de atender o paciente(alunos) de forma integral.

Resultado de imagem para simbolo psicologiaDemandas atendidas no Setor:

Crianças com atrasos no desenvolvimento;
Problemas de aprendizagem;
Deficiências e/ou transtornos;
Dificuldades no relacionamento interpessoal;
Problemas comportamentais;
Alterações de humor;
Quadros de depressão e/ou ansiedade;
Quadros de estresse.


Resultado de imagem para simbolo apae



AGOSTO LARANJA