Deficiência Intelectual e AEE
A
deficiência intelectual apresenta-se como um estado particular de funcionamento
cognitivo, em que o contexto é que determina as limitações do indivíduo.
Contudo, esse funcionamento pode ser melhorado por meio de apoios. É preciso
reconhecer essa pessoa enquanto sujeito social, considerando seu ambiente,
história de vida, interesses, oferecer apoios, recursos e suportes que estejam
de acordo com sua idade, que façam sentido no seu contexto.
• A oferta do atendimento educacional especializado é
obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino;
• As escolas contam
com uma série de documentos oficiais que orientam a organização e funcionamento
das salas para o AEE;
• A escolarização dos estudantes é de responsabilidade da
escola regular;
• O professor da
sala de aula regular é o responsável pelo processo de ensino aprendizagem dos
estudantes, o que inclui aqueles que apresentam a condição de deficiência
intelectual;
• As ações dos professores (sala regular e AEE) devem ser
sempre articuladas;
• É necessário refletir sobre a prática docente para
atender de maneira adequada às diferenças em sala de aula;
• A família pode
optar ou não pelo serviço de AEE;
• O professor do AEE
é o responsável por elaborar e aplicar o Plano Individual de AEE a ser
trabalhado junto ao estudante com DI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário