quinta-feira, 19 de setembro de 2019


Deficiência Intelectual e AEE 





A deficiência intelectual apresenta-se como um estado particular de funcionamento cognitivo, em que o contexto é que determina as limitações do indivíduo. Contudo, esse funcionamento pode ser melhorado por meio de apoios. É preciso reconhecer essa pessoa enquanto sujeito social, considerando seu ambiente, história de vida, interesses, oferecer apoios, recursos e suportes que estejam de acordo com sua idade, que façam sentido no seu contexto.

A oferta do atendimento educacional especializado é obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino;
 • As escolas contam com uma série de documentos oficiais que orientam a organização e funcionamento das salas para o AEE;
• A escolarização dos estudantes é de responsabilidade da escola regular;
 • O professor da sala de aula regular é o responsável pelo processo de ensino aprendizagem dos estudantes, o que inclui aqueles que apresentam a condição de deficiência intelectual;
• As ações dos professores (sala regular e AEE) devem ser sempre articuladas;
• É necessário refletir sobre a prática docente para atender de maneira adequada às diferenças em sala de aula;
 • A família pode optar ou não pelo serviço de AEE;
 • O professor do AEE é o responsável por elaborar e aplicar o Plano Individual de AEE a ser trabalhado junto ao estudante com DI.





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