quinta-feira, 5 de setembro de 2019



Como adaptar a sua escola para alunos com necessidades específicas

  

Quais são necessidades específicas?

Pessoas com necessidades específicas são aquelas que possuem condições que alteram de forma permanente as funções consideradas normais para o ser humano. Existem alguns tipos de necessidades específicas, que podem afetar aspectos motores, sensoriais ou intelectuais.
Segundo a legislação brasileira, são portadores de necessidades específicas as pessoas que se enquadram nos seguintes critérios:

Deficiência física 

Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, causando o comprometimento da função física. São consideradas deficiências físicas: paraplegia, tetraplegia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade, entre outras.




Deficiência auditiva



Perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma.





Deficiência visual


Cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica ou os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o



Deficiência mental

Funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas, tais como: comunicação; cuidado pessoal; habilidades sociais; utilização da comunidade; utilização dos recursos da comunidade; saúde e segurança; habilidades acadêmicas; lazer e trabalho.

Deficiência múltipla

Associação de duas ou mais deficiências.

Dicas para adaptar a sua escola para receber crianças com necessidades especiais

1| Rampas

O ideal é colocar rampas de acesso e nivelar o piso (principalmente nas áreas externas). A escola precisa construir rampas de acesso que permitam que o aluno chegue sem dificuldade até salas de aulas, andares superiores, bibliotecas, lanchonetes, quadras, brinquedos, salas de informática e demais ambientes. As rampas devem ter corrimões apropriados e em duas alturas, um com 0,70m e outro 0,92m. É importante lembrar que esse acesso deverá ser facilitado também à todos os ambientes usados pelos estudantes.

2| Portas

As portas da instituição também precisam ser adaptadas para garantir a passagem de uma cadeira de rodas. É recomendado que a largura do vão seja de no mínimo 0,80 m e a altura de 2,10 m. Além disso, as maçanetas devem ser de alavanca (e não redondas), o que facilita a abertura por pessoas com problemas motores nas mãos. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) desenvolveu o Manual de Acessibilidade da instituição, que orienta e informa sobre as Medidas Padrão Para Cadeirantes. Fique atento!

3| Móveis

Todos eles devem ser adaptados, com fácil acesso e com portas, quando for o caso, que permitam a entrada do cadeirante. O ideal é que 50% dos equipamentos sejam acessíveis, com altura livre inferior de no mínimo 0,73m do piso. Para que isso seja adaptado da melhor maneira possível, é recomendado que pelo menos 1% do total das carteiras, sendo no mínimo uma para cada duas salas de aula, seja especial para cadeirantes. Para isso, a mesa deve ter altura flexível chegando ao mínimo de 0,73m do piso. Essa preocupação deve se estender ao refeitório e lanchonetes, para permitir que o aluno possa se alimentar confortavelmente.

4| Salas de aula

Além do acesso fácil e da porta com dimensões adequadas, a sala de aula precisa estar adaptada para atender esses estudantes com necessidades especiais. As lousas devem ser instaladas a uma altura inferior a 0,90 m do piso. Os móveis devem ser acessíveis e um cadeirante precisa passar com facilidade até chegar ao seu local na sala. Os móveis devem ser dispostos de maneira que o deficiente consiga visualizar o professor e o quadro-negro com facilidade, e as fileiras de carteiras devem ter largura suficiente para que o aluno circule pela sala.

5| Banheiros

Tanto alunos quanto professores precisam ter acesso a banheiros especiais adaptados para cadeirante. Para isso, no mínimo 5% dos sanitários da escola precisam ser adaptados, garantindo que haja pelo menos um banheiro adaptado masculino e outro feminino. Além disso, 10% dos demais sanitários devem ser facilmente adaptáveis, caso se faça necessário por um aumento do número de alunos da escola. Além de portas grandes e altura do vaso adequada, os banheiros devem possuir barras de apoio para o vaso sanitário e para os lavatórios.

6| Piso tátil

Os pisos táteis são placas com relevo fixadas no chão. Elas permitem que deficientes visuais se localizem e possam se locomover com autonomia. Existem dois tipos de piso tátil: o direcional, com relevos lineares, e o de alerta, com relevos redondos dispostos uniformemente. O piso tátil direcional deve ser instalado para indicar caminhos, enquanto o piso tátil de alerta deve ser usado para sinalizar degraus, portas, obstáculos, mudanças de direção ou cruzamentos de caminhos. Além disso, o ideal é que a escola instale um mapa tátil próximo à entrada. Com esse recurso, deficientes visuais poderão entender o espaço em que estão e se deslocar com mais facilidade.

7| Material didático

Deficientes visuais precisam ter acesso ao material didático. Por isso, é importante fornecer versões com letra ampliada e alto contraste para alunos com baixa visão e versões em áudio ou braille para os estudantes cegos. Fora isso, computadores devem contar com programas de conversão de texto em áudio e de interface de uso para cegos. No caso de deficientes auditivos, é preciso oferecer uma versão legendada ou com a presença de um intérprete de LIBRAS ao utilizar materiais audiovisuais.

8| Profissionais

Professores e demais profissionais pedagógicos devem ser treinados para lidar com alunos portadores de necessidades especiais. É preciso que estes profissionais entendam de forma clara qual é a deficiência do aluno, quais são suas limitações e quais são as consequências dos tratamentos. Fora isso, é comum que estudantes com limitações mais severas contem com facilitadores que oferecem uma atenção individualizada e atuam como mediadores do aprendizado. Vale destacar que a escola também deve acionar um intérprete de LIBRAS para o caso de ter que atender um aluno deficiente auditivo!

9| Estacionamento

A Lei da Acessibilidade (Lei nº 10.098, de 2000, artigo 7º) determina que todos os espaços de estacionamento devem 2% das vagas, ou no mínimo uma vaga destinada a pessoas com mobilidade reduzida. Por isso, se sua escola tiver estacionamento, você terá que demarcar uma vaga para deficientes. A vaga deve estar próxima à entrada da escola e deverá contar com um espaço lateral para facilitar o embarque e desembarque. Qualquer motorista ou passageiro com mobilidade reduzida terá o direito de utilizá-la.

10| Sinalização

Para indicar o acesso para pessoas com mobilidade reduzida, bem como móveis especiais e banheiros adequados, é necessário fazer uso do símbolo internacional de acesso. Já os recursos para deficientes visuais devem ser sinalizados com o símbolo internacional de pessoas com deficiência visual, enquanto os recursos para surdos recebem o Símbolo Internacional Deficiência Auditiva. Os símbolos podem ser desenhados em branco sobre o fundo azul ou também em branco e preto.


A Escola de Educação Especial Paulo Freire APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Quilombo- SC, é agraciada através da Cooperativa Alfa de Jardinópolis, Irati e Formosa do Sul, com doações de alimentos, higiene e material de limpeza.
Acreditando que cooperar é evoluir, a Cooperalfa desenvolve um primoroso trabalho de desenvolvimento técnico, social e econômico com seus associados, colaboradores e comunidades de seu entorno. 
Em nome da APAE, agradecemos sua gentil e importante doação realizada a esta instituição, a qual será aplicada integralmente na realização de nossos objetivos sociais, pois sabemos que um país próspero e sem exclusão depende da participação de todos.








É possível doar muito sem criar obrigações. A maneira de dar vale muito mais do que o donativo.



terça-feira, 27 de agosto de 2019



A psicomotricidade estuda o homem através do movimento de seu corpo em relação ao mundo externo. Está relacionada a um processo de maturação onde o corpo é resultado das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Ou seja, a psicomotricidade é um conceito de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo indivíduo. É sustentada por três princípios básicos: o intelecto, o movimento e o afeto, resultando na individualidade, linguagem e socialização do sujeito.

Os atendimentos em escolas especiais precisam dar a possibilidade para essas pessoas desenvolverem suas potencialidades, respeitando suas condições cognitivas, afetiva e social . O trabalho de consciência corporal auxilia na socialização, ajuste emocional e afetivo. A sintonia entre os aspectos cognitivos e psicomotores serve como alicerce para o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência.
Durante os atendimentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, são realizadas atividades que necessitam de ajustes corporais trabalhando de forma integrada os aspectos psíquicos, motores e emocionais de cada usuário da Escola de Educação Especial.







segunda-feira, 26 de agosto de 2019

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 



Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.
Sabemos da importância da participação da família, em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das APAE.
A Escola de Educação Especial Paulo Freire APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Quilombo-sc, neste dia 22 de agosto de 2019, proporcionou aos alunos da escola uma confraternização alusiva a semana da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, no pavilhão São Cristóvão nesta cidade. Neste dia realizamos atividades diversificadas como a presença dos vocalistas Alex Dias e Cledir Sartori os quais proporcionaram momentos de descontração e alegria fazendo com que principalmente os alunos da APAE pudessem se sentir importantes e valorizados com vossas presenças. Agradecemos a Alex e Cledir pela disposição e colaboração em nos proporcionar momentos como esse.
Agradecemos Antonio Cesar Freitas pelas deliciosas pizzas e seus colaboradores por nos servir com alegria e carinho.



AGRADECIMENTO


Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.
Nesta segunda feira dia 19 de agosto demos abertura as programações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e do Agosto Laranja com a caminhada realizada envolvendo alunos da APAE e alunos da Escola Professora Jurema Savi Milanez, Clube de Mães e demais pessoas da comunidade.
A Escola de Educação Especial Paulo Freire APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Quilombo-SC, neste dia 22 de agosto de 2019, proporcionou aos alunos da escola uma confraternização alusiva a semana da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, no pavilhão São Cristóvão nesta cidade. Neste dia realizamos atividades diversificadas como a presença dos vocalistas Alex Dias e Cledir Sartori os quais proporcionaram momentos de descontração e alegria fazendo com que principalmente os alunos da APAE pudessem se sentir importantes e valorizados com vossas presenças. Agradecemos a Alex e Cledir pela disposição e colaboração em nos proporcionar momentos como esse.
Agradecemos Rafa doces e salgados pelas deliciosas pizzas e seus colaboradores por nos servir com alegria e carinho.
Agradecemos Rildo Beber, Corpo de Bombeiros e Policia Militar pela colaboração em nossa caminhada.
Agradecemos as pessoas do comercio que enfeitou suas vitrines a pedido da Escola Especial.
Nossos sinceros agradecimentos a todas as pessoas que se envolveram e colaboraram para que esses eventos se realizassem.
Nós apaeanos temos a certeza de que:

Sozinhos somos fracos. Juntos seremos fortes na causa que abraçamos”. (autor desconhecido).
























Agosto Laranja: Mês de Conscientização da Esclerose Múltipla


A cor laranja remete à alegria, vitalidade, prosperidade e ao sucesso. Representa a juventude e a vida. Para apoiar o Agosto Laranja, qualquer pessoa pode vestir uma roupa laranja, pintar uma parte do corpo, iluminar um prédio público, mandar nas redes sociais, cor laranja.
            De causa desconhecida e sem cura, a esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o cérebro, nervos ópticos e o sistema nervoso central. Isso acontece porque o sistema imunológico do corpo confunde células saudáveis com intrusas, e as ataca, provocando lesões.
            Pessoas com esclerose múltipla tendem a apresentar os primeiros indícios na faixa dos 20 a 40 anos. Nos estágios iniciais, pode ser de difícil diagnóstico, uma vez que os sintomas aparecem com intervalos e o paciente pode ficar meses ou anos sem qualquer sinal da doença.
Os sinais variam amplamente, dependendo da quantidade de danos e os nervos que são afetados, mas no geral, entre os principais sintomas estão a fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função, perda de equilíbrio) e alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação).


A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Quilombo, Escola de Educação Especial Paulo Freire, no dia 19 de agosto de 2019, Alunos e professores da APAE, juntamente com Escola Jurema, clube de Mães entre outros participante, realiza uma caminha pela principais ruas da Cidade.













sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.
Com base no tema: "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas" a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos. seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes.
Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.
A Federação Nacional das Apaes convoca todas as Apaes e entidades filiadas a realizem ações de incentivo em seus municípios e estados, convidando toda a sociedade a participarem dessa grande mobilização.



sexta-feira, 5 de julho de 2019


Mesmo com a fria noite desta quinta-feira (4), mais de 400 pessoas entre público e as 38 delegações representantes dos municípios catarinenses que participarão da décima edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina Parajesc estiveram presentes no Ginásio Municipal Carlos Alberto Begrow (Tomatão), em Maravilha, para a abertura oficial do evento.


"DANÇA DA INCLUSÃO" MARCA ABERTURA DOS PARAJESC 2019



Quilombo está representado pela  APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) nas modalidades: arremesso de peso, salto a distância, corrida, dardo e disco. 

Aluna Marta  1º Lugar 1.000 metros Feminino D.I Sub 16 Corrida 






Aluna Andressa 2º  lugar laçamento do disco D.I. Classe 37 Sub 16
3º Lugar arremesso de Peso Feminino 






Aluna Kassiane  2º Lugar Arremesso de peso Feminino D.I. Sub 16  





Alunos participantes do Parajasc 2019


















AGOSTO LARANJA